Flashcards da Tabela Periódica: 5 sugestões de jogos

5 jogos flashcards tabela periódica

Você conhece a Supermente, aquela dos flashcards? Se não conhece, deixo já aqui a minha recomendação. Eles são muito bem feitos, resistentes e instrutivos para as crianças. Recentemente eles lançaram os Flashcards da Tabela Periódica, projeto do qual tive a honra de participar. Pois bem, eu já encomendei os meus e fiz até um vídeo durante o “unboxing”:

Como falei anteriormente no vídeo, eu examinei os flaschcards com bastante atenção e elaborei 5 possíveis jogos que vocês podem fazer com eles. Agora vou explicar cada jogo e os conhecimentos de Tabela Periódica que ele ajuda a desenvolver. Assim, você também pode escolher de acordo com a necessidade de aprendizado de seu filho(a) ou aluno(a). Caso não tenha uma necessidade específica, a criança pode jogar os que gostar mais. De qualquer forma, ela aprenderá bastante.

Jogo 1: Trunfo Químico

Flashcards + Dados sempre lembram “Trunfo”, não é? Nessa versão química, os participantes (que podem ser dois ou mais) pegam alguns cartões e escolhem uma propriedade para desafiar uns aos outros. Por exemplo: número atômico, massa, período, número de elétrons na última camada, ponto de ebulição, ponto de fusão e densidade. Assim sendo, o jogador com o maior número vence a rodada e o vencedor do jogo é o que acumular mais cartões.

Esse jogo ajuda muito as crianças a memorizar as propriedades dos elementos. Ao utilizar ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade, elas conseguem trazer o átomo em abstrato para uma realidade mais próxima. Consequentemente, a Química não fica tão distante delas.

Jogo 2: Tabela Periódica Gigante

Confesso que esse é um dos meus preferidos. Em uma mesa grande, ou uma superfície plana (ou no chão bem limpinho), monte uma Tabela Periódica Gigante com os flashcards. Use uma Tabela Periódica como guia e monte como um quebra-cabeça. Esse jogo pode ser feito com apenas uma criança ou com mais de uma, cada uma posicionando uma carta na sua vez. Depois de algumas vezes, desafie-os a montar a tabela sem olhar. Será que conseguem?

Esse jogo, apesar de simples, trabalha muitas habilidades de uma só vez. Como os flashcards são coloridos de acordo com os grupos, a montagem ajuda a enxergar os diferentes agrupamentos na Tabela (metais, não metais, lantanídeos, actinídeos, etc). Ajuda também a enxergar a ordem crescente de número atômico dos elementos e o padrão de variação das propriedades ao longo da Tabela. Para os maiores, você pode incluir propriedades como raio atômico, energia de ionização e eletronegatividade para que ele aponte qual é a maior ou menor de acordo com a posição na Tabela. Você sabia que foi praticamente assim que Mendeleev montou a primeira Tabela Periódica? Estamos bem de inspiração, afinal!

Jogo 3: Origem e Destino

Nesse jogo, as crianças tentarão adivinhar a origem e o destino de algum elemento no cartão sorteado. Isto é, terão que adivinhar a fonte e/ou o uso do elemento pedido.

Esse jogo, além de fácil, é uma poderosa ferramenta para trazer a Química para a realidade da criança. Assim como pode suscitar muitos temas de pesquisa (quem aí nunca quis saber o que é um “ciclotron”, não é mesmo?)

Jogo 4: Uno Periódico

Nós aqui em casa somos apaixonados por jogar Uno. Sendo assim, flashcards da Tabela Periódica com tantas informações fantásticas não poderiam ficar sem a sua versão. Só que neste caso, a depender da idade dos participantes, a quantidade de informações que “valem” para o jogo podem variar. Assim, quanto mais velhos, mais difícil pode ficar. Por exemplo: os elementos podem ser agrupados por cor, estado físico ou grupo (halogênios, metais, gases nobres, etc) no caso dos mais novos. E, no caso dos mais velhos, pode-se inserir outros fatores de agrupamento, como período, família, número de camadas eletrônicas, subnível mais energético ou até mesmo número de elétrons neste subnível ou na última camada. Em resumo, o que vai acontecer é que cada família irá escolher o seu conjunto de regras para esse Uno.

Esse jogo, além de trabalhar a rapidez de raciocínio, ajuda as crianças a agrupar os elementos da Tabela Periódica de acordo com as propriedades semelhantes. Consequentemente, elas irão memorizar com muita facilidade os elementos por grupos de propriedades, ferramenta utilíssima no estudo da Química. (Aposto com vocês que depois desse jogo não vai demorar muito para descobrirem que, dentre os elementos da Tabela, existem pouquíssimos líquidos e gasosos, por exemplo.)

Jogo 5: Linha do Tempo da Tabela Periódica

Esse é para os amantes de História: organize os cartões em ordem de descoberta dos elementos. Para isso você pode precisar de alguma pesquisa e eu sugiro usar a excelente base de dados Pubchem. Nela consta o ano da descoberta de cada elemento (é só clicar no elemento que aparecem os detalhes) e um breve histórico do próprio elemento. Assim, vocês podem pesquisar também quem foi o descobridor e ler um pouco sobre seus estudos e sua vida.

Essa última ideia de uso dos Flashcards da Tabela Periódica ajuda as crianças a contextualizar as descobertas dos elementos químicos na História, formando uma base de conhecimentos que vai agregar imensamente ao seu aprendizado de Química.

Por fim, você pode inventar ou fazer as modificações necessárias nessas atividades que eu sugeri. Caso queira, pode me procurar nas redes sociais para tirar dúvidas ou dar sugestões. Se você ainda não tem os Flashcards da Tabela Periódica, pode adquiri-los aqui.

Fique com Deus e até a próxima!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email