40 experimentos fáceis de fazer no Desafio #granjeandoexperimentos

40 Experimentos para fazer em casa

Este ano resolvemos trabalhar mais formalmente os experimentos com a nossa filha de 4 anos. O propósito é que ela comece a ter contato com as Ciências Naturais. Então montei um cronograma contendo 40 experimentos, que devem ir de março a dezembro de 2021.

Como foram escolhidos os experimentos

Sendo assim, como o objetivo é apenas ter contato com os fenômenos, procurei escolher os mais simples dentro de cada assunto. Isso porque ela ainda está desenvolvendo a coordenação motora e não daria conta de entender fenômenos mais complexos. Além disso, procurei contemplar uma grande variedade de assuntos. A intenção é que ela tenha uma visão abrangente das leis físicas e químicas que regem os fenômenos da natureza.

Então os experimentos escolhidos foram das seguintes áreas (que eu chamei de módulos):

Moléculas: experimentos para mostrar que a matéria é feita de partículas menores. Elas são chamadas moléculas têm movimento, podendo se misturar ou se separar.

Calor: a natureza do calor e as formas de transferência de calor.

Estados Físicos: mostrar que a matéria pode se apresentar em diferentes estados físicos. Estes se alteram em consequência do aquecimento ou resfriamento.

Ar: a natureza material do ar e algumas de suas propriedades.

Água: os mistérios da água através de experimentos simples.

Tensão Superficial: como entender um conceito tão complexo? Só por meio dos experimentos!

Energia Mecânica e Máquinas: alguns temas que as crianças adoram separados em um experimento por máquina.

Som: a natureza do som e muitas descobertas legais sobre eles.

Luz: vamos entender, de forma introdutória, alguns fenômenos da luz.

Como será o desafio?

Primeiramente nós começamos o desafio pelo Canal do Telegram. Mas tivemos uma surpresa muito boa: conseguimos montar uma plataforma aqui no site! Portanto, decidimos subir o desafio em forma de curso gratuito. Desta forma, estamos convidando todo mundo para fazer a matrícula no Desafio Granjeando Experimentos (aproveita enquanto é grátis).

Como no início combinamos de postar o desafio no Canal do Telegram, também seguirei postando os experimentos por lá. Então se você quiser um lugar para tirar dúvidas ou mandar fotos e vídeos, recomendo entrar no Canal também. Além disso, lá é o lugar onde eu concentro todas as informações e avisos importantes. Pelo Instagram muitas famílias fazem e me marcam, utilizando a hashtag #granjeandoexperimentos .

Aguardo então vocês lá na Plataforma do nosso site e no Canal do Telegram. Vamos aprender química e física de verdade com experimentos?

Experimentos abordados no Desafio
Experimentos abordados no Desafio #granjeandoexperimentos

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email