O que é inércia? Veja a resposta do Tesouro da Juventude

O que é inércia? #desafiolivrodosporques

O que é inércia? Essa pergunta sobre o conceito de inércia recebeu uma resposta primorosa dos autores, como sempre. Além disso, a explicação complementa o post anterior, sobre por que as bicicletas se mantêm em equilíbrio. Se você não leu ainda o post da pergunta sobre as bicicletas, clique aqui. Veja a resposta dada a essa pergunta no “Livro dos Porquês”:

O que é inércia?

Quando se diz que uma pessoa é “inerte”, toda gente sabe que se quer dar a entender que ela não faz nada por si mesma e que, obrigada a qualquer coisa, fá-la de maneira “passiva” e não “ativa”. Pois bem; inércia é o nome que se dá à propriedade da matéria, pela qual, no que respeita ao movimento, esta é inerte. Se está em repouso, em repouso ficará até que alguma coisa atue sobre ela. Se se move, continuará a mover-se, sem alterar sua direção nem sua velocidade, até que outra coisa intervenha.

Por outras palavras, a primeira lei do movimento, que explica por que uma bicicleta se mantém direita, é a lei da inércia, a qual nos diz, no que se refere ao movimento, que a matéria é passiva e permanece em repouso enquanto uma força exterior a não mova; e, em movimento, enquanto outra força qualquer a não detenha. Esta inércia, passividade ou tendência a permanecer no estado em que uma coisa se encontra é, também, em nossa opinião, a primeira lei do movimento mental. Nosso entendimento não se move, se qualquer coisa o não impele; uma vez, porém, que esta impulsão se dê, continua pelo caminho empreendido até que outra coisa o desvie dele. Devemos recordar especialmente o que de ordinário se costuma esquecer; isto é, que a inércia da matéria ou da mente se revela no fato de se moverem ou estarem em repouso até que alguma coisa intervenha.

Livro dos porquês, Tesouro da juventude

Comentários adicionais

 

O conceito da inércia é um dos primeiros ensinados na física, e ao mesmo tempo, um dos mais difíceis de se definir. Isso porque ele é bem mais fácil de ser entendido de forma intuitiva com situações do cotidiano e com a realização de experimentos.

Por exemplo: quando estamos dentro de um veículo e ele começa a se movimentar repentinamente, nós somos “empurrados” para trás. Por outro lado, quando estamos em um veículo em movimento e ele para repentinamente, somos “empurrados” para frente. Essas duas coisas acontecem devido à inércia, que é a tendência de um corpo permanecer como está (parado ou em movimento). Quanto maior a massa de um corpo, maior será o impacto da inércia sobre ele. Por isso, alguns autores dizem que a massa é a medida da quantidade de inércia de um corpo.

 

Outra definição interessante para explicar o que é inércia é dizer que a alteração do estado de movimento ou de repouso de qualquer corpo não é instantânea. Ela demora um pouquinho de tempo para acontecer. E esse tempo é maior quanto maior for a massa do corpo.

 

Recursos para ajudar a entender o que é inércia

 

Por fim, encontrei dois vídeos muito interessantes com vários experimentos exemplificando o que é inércia. Estão em inglês, mas creio que os experimentos são simples de entender e você pode também ativar a legenda automática do Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=hwmf73Bwky8
 

Se você quiser ver mais experimentos, também achei os desse vídeo aqui muito interessantes:

https://www.youtube.com/watch?v=RyASDbAPenU

 

Vemos que existem várias explicações e exemplos para entendermos bem o que é inércia. Temos uma descrição poética (e moral, até) do Livro dos Porquês e alguns exemplos bem visíveis para mostrar na prática a Primeira Lei de Newton acontecendo. Qualquer dúvida que você tiver, deixe para mim nos comentários.

 

 

Bons estudos!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Cadastre-se e receba as nossas novidades e promoções.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Carrinho de compras