Como entender a Tabela Periódica com História da Química?

Como entender a Tabela Periódica com História da Química

História da Química & Tabela Periódica

Você sabe por que não entendemos a Tabela Periódica?

A resposta é bem simples: porque eles não conhecemos elementos!

Recentemente, (admito para minha completa vergonha), comecei a estudar a história das matérias que resolvi lecionar, começando pela química. Para completar ainda a vergonha, colocando uma cereja nesse bolo, só consegui começar a estudar história da química porque recentemente aprendi como deveria estudar história. 

Ao ler sobre a história dos elementos químicos, passei a criar uma afinidade quase pessoal com cada um deles, como se fossem personagens de um romance. Romance russo, claro, daqueles cheios de reviravoltas e complicações. No entanto, passamos a entender as personagens e suas motivações para cada atitude, por menor e mais simples que seja. 

Por exemplo:

“João tem afinidade com Maria.” 

Roberto não pode ser convidado para a mesma mesa que Fabrício porque a coisa explode (literalmente). 

“José, Paulo e Mateus são amigos muito unidos que só andam juntos. É praticamente impossível separá-los.”

E assim por diante.

No entanto, meus amigos, sinto dizer que chegamos todos atrasados na fofoca. Você conseguiria entender um romance se começasse a partir do penúltimo capítulo? Pois então, somos apresentados à Tabela Periódica num estágio bem avançado da história, e ninguém nos conta o que sucedeu até ali.

A matéria se torna, então, um mistério infindável e desinteressante, porque perdemos os primeiros capítulos da “novela”. Cheguei à conclusão que falta-nos justamente saber da história dos elementos. 

Como resolver esse problema da “distância” da Tabela Periódica?

Já que agora vislumbrei uma pequena parte do problema, estou tentando resolver em mim e estender a quem mais eu puder ajudar. 

Então comecei uma (longa) jornada no estudo da história da descoberta dos elementos químicos e convido vocês a acompanharem os próximos passos dessa jornada. Adianto que as descobertas são impressionantes, a começar pelo conceito de elemento químico, que não nasceu pronto e enfrentou muitas discussões até chegar ao que aprendemos na escola.

Portanto, gostaria de avisar que daqui por diante, escreverei alguns posts aqui no Blog sobre a História da Química e a Tabela Periódica. Abordaremos a cronologia das descobertas dos elementos, cientistas importantes (os elementos químicos foram descobertos por alguém, afinal) e curiosidades também. Vamos ver se, juntos, conseguimos “tomar pé na situação” para conhecer mais sobre essa tabela tão enigmática hoje em dia, mas que foi uma verdadeira “mão na roda” para os químicos desde a sua invenção, abrigando e ordenando o alfabeto de praticamente toda a natureza.

Por enquanto, a nossa Tabela Periódica está assim, vazia. Mas à medida que falarmos dos elementos, nós iremos preenchê-la. Então se você quiser aprender muitas coisas legais sobre a Tabela Periódica, acompanhe as próximas postagens aqui do Blog Granjeando Talentos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email