Tesouro da Juventude: uma curiosa história de família

Tesouro da Juventude: uma curiosa história de família

Boa literatura & contato com a natureza

Meu pai me conta uma história muito interessante a respeito da coleção Tesouro da Juventude. Para quem não sabe, é uma enciclopédia juvenil riquíssima em conhecimento, tanto para crianças quanto para jovens.

Ele conta que o meu avô, Alfredo, foi companheiro de escola de um famoso escritor brasileiro, chamado Herberto Sales. Segundo ele, ambos estudaram na mesma classe no curso primário.

Ambos cresceram, ficaram adultos e acabaram saindo da Chapada Diamantina para o Rio de Janeiro, por diferentes razões. Meu avô trabalhava com lapidação e exportação de pedras preciosas. Herberto, por sua vez, já tinha alcançado muita projeção como escritor e também se mudou para o Rio.

Muito tempo depois, meu avô estava andando lá pelo Centro do Rio e encontra ninguém menos que o colega de bancos escolares. Foram tomar um café, para “botar a fofoca em dia”, como se diz.

O meu avô teve então a curiosidade de perguntar ao amigo o quê, na sua formação, havia lhe ajudado a ter tamanho talento. O escritor, então, respondeu: “Ah, Alfredo, depois da escola, eu costumava pegar um livro do Tesouro da Juventude e ir até uma paisagem bonita (a Chapada Diamantina é cheia delas) para ler e contemplar a natureza”.

Assim, meu avô correu dali e comprou logo a coleção inteira, que passou para o meu pai, seu filho mais velho, e é esta que ilustra a postagem.

Coleção Tesouro da Juventude, comprada pelo meu avô e transferida para mim pelo meu pai.
Esta é a coleção que meu avô comprou depois da conversa com o amigo.

Moral da história: boa literatura e contato com a natureza, senhores, não tem como dar errado.

Explorando o “Livro dos Porquês” do Tesouro da Juventude

A coleção Tesouro da Juventude, além de ter uma riqueza literária muito grande, tem uma riqueza científica. Então resolvi pegar algumas perguntas do Livro dos Porquês (tem muitas interessantes e bastante atuais ainda) e repostar.

Só que no Instagram conseguirei apenas reproduzir as perguntas com as respectivas respostas. Mas aqui no Blog consigo escrever também alguns comentários e atualizações que se fizerem necessárias.

Dessa forma, minha intenção é fornecer um bom material para usarem nos estudos das crianças. A princípio, vai se chamar #desafiolivrodosporques. Espero colocar a maior quantidade possível de Porquês e suas charmosas explicações, como só o Tesouro da Juventude faz.

Por enquanto, fiz esse trabalho com três perguntas, que você encontra nos seguintes posts aqui no nosso Blog:

https://www.granjeandotalentos.com.br/por-que-o-raio-fere-certas-substancias-e-outras-nao/
https://www.granjeandotalentos.com.br/por-que-as-bicicletas-se-mantem-em-equilibrio/
https://www.granjeandotalentos.com.br/o-que-e-inercia-desafio-livro-dos-porques/

Em resumo, o que eu fiz nesses posts, além de transcrever as respostas tais como dadas no livro (as explicações são simples e extremamente didáticas), foi uma pesquisa ampliando o tema tratado na pergunta, com vídeos de experimentos e algumas explicações de minha parte. Espero que gostem!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email